domingo, 27 de dezembro de 2009

O Trabalho de Reis - Entrega dos Trabalhos

Esta cerimônia se realiza somente após o encerramento do Trabalho de Santos Reis, dia 5/6 de janeiro.

É o momento em que cada fardado fará o balanço de suas atividades espirituais durante o ano que se encerra. São partes deste balanço sua freqüência e as alterações (benefícios, instrução ou disciplinas recebidas) observadas. A irmandade deve ser alertada para realizar este exame de consciência nos dias antecedentes ao trabalho dos Santos Reis.

Antes de iniciar-se a cerimônia propriamente dita, o comandante do trabalho poderá solicitar a todos um breve momento de concentração para maior conscientização da entrega que cada fardado fará.

Ná época do Mestre, o presidente do centro escolhia entre os membros mais antigos da irmandade aqueles que irão receber os trabalhos dos demais. As pessoas designadas para receber os trabalhos permanecem sentadas dentro do Salão da Igreja, e os fardados individualmente se aproximam, prestam continência, com a mão esquerda e perfilados afirmam: “Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos. Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com ou sem alterações.” A(s) pessoa(s) encarregada(s) de receber os trabalhos poderá solicitar maiores esclarecimentos sobre a qualidade das alterações observadas e maiores detalhes sobre as mesmas.

Ao final das entregas, as pessoas designadas para receber os trabalhos da irmandade entregarão seus próprios trabalhos. Os que foram recebidos pelo presidente da mesa espírita, os entregará ao presidente do Conselho Ritual Doutrinário e demais autoridades da Doutrina.

Atualmente, os trabalhos são entregues de forma meditativa, cada um entregando o seu em pensamento. Os fardados individualmente pronunciam: “Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos. Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com ou sem alterações.”

Durante a cerimônia é cantado o hino “Oferecimento” do Mestre Irineu – tantas vezes quantas forem necessárias ou, ainda, o hino nº 23 do Padrinho Alfredo. Os centros; ocasionalmente, podem optar pela realização da cerimônia de entrega como uma forma de instruir o corpo de fardados do ritual e no seu simbolismo.


OS TRÊS REIS DO ORIENTE

Assim como os Três Reis do oriente entregaram seus presentes ao menino Jesus, nós entregamos nossos trabalhos. Os Três Reis são sincretizados nas entidades Titango, Agarrume e Tintuma, pelo Mestre Irineu. Primeiramente os Reis Magos do Oriente :

Rei Baltazar

img





O seu reino estava em decadência. Ele ficava num país longe de Jerusalém. O templo estava em ruínas, o último sacerdote falecera há anos, e sempre lhe dizia que uma Nova era iria iniciar. Uma Nova Luz iria descer à Terra.

Ele sonhou com uma criança envolta em ouro e brilhante como o sol, que lhe dizia:

- Quando me vires na Estrela a hora estará próxima.
Nas noites claras ele ia para as ruínas do templo e olhava para olhar o céu a espera de um sinal.
Um dia, sentiu um perfume de incenso, que veio dos campos ao mesmo tempo em que via uma brilhante estrela no céu e ouvia a voz de uma criança dizendo :

- Eis-me aqui !

Pegou o mais veloz dos seus camelos, preparou-se para uma grande viagem, seguindo a estrela, e levou consigo um dos últimos incensos preciosos do templo para presentar a criança.

Rei Melchior

img

No sul do oriente, o país de Melchior vivia em guerra, era sempre invadidoMarcou uma reunião com sua corte para encontrar uma solução no salão dos nobres, que tinha taças de ouro, pratos de prata e cadeiras adornadas com os brasões dos cavaleiros. Tinha a cadeira do urso, da águia, do leão, do abutre e do falcão. Havia um brasão com um relâmpago e outro com uma estrela cadente, e no trono real, o Sol.

Na noite Melchior teve um sonho, as figuras do brasão tomaram vida e lutavam, até que a estrela saiu do brasão circulando por toda a sala e fazendo com que tudo voltasse ao normal

Na hora da reunião, Melchior olhando para uma taça de ouro, teve uma visão : O fundo da taça se abriu formando uma gruta, onde havia um bebê com uma estrela por sobre a cabeça, que lhe disse:

- Segue a estrela, pois ela trará à Terra a verdadeira paz !

Depois que todos foram embora, Melchior olhou para a janela, e viu no céu a estrela que brilhara em sua taça. E saiu em viagem, seguindo a estrela e levando consigo uma taça de ouro para presentear a criança.





Rei Gaspar

img

Gaspar vivia na África. Seu país era muito abundante, até que chegou a seca, e foi aumentando, até tudo secar. Os sábios diziam que os deuses não mais escutavam seu povo.

Animais morreram, as árvores secaram, doenças matavam o seu povo. Gaspar liberou, então o poço real, mas um dia ele viu que também estava acabando. Nesta noite não dormiu, e de madrugada teve um sonho. Sonhou que caiu dentro do poço, e conseguiu, na queda, agarrar-se a um pé de mirra, que tinha nascido no poço. Viu que onde estava plantada a mirra havia uma nascente e nela uma estrela com uma criança adormecida.

Neste dia ele foi orar numa montanha com muita devoção e inesperadamente nuvens formaram-se no céu e começou a chover bastante.E, no topo da montanha ele podia enxergar uma estrela igual a que ele viu no sonho.

No dia seguinte colocou num bauzinho o último galhinho de mirra com a resina que estava no poço real, e viajou na direção da estrela Quando os três estavam próximos de Jerusalém, uma neblina ocultava a estrela, e sem saberem, desceram do camelo no Monte Gólgota, e sentiram uma profunda tristeza, sem saberem o motivo. (era o local, onde seria a crucificação).

img

Ao amanhecer do dia fiaram admirados por estarem seguindo a mesma estrela, e a mesma criança, abraçaram-se e decidiram visitar o Rei Herodes em Jerusalém.

Ao mesmo tempo, Herodes também tinha tido um sonho. Sonhou com um rei que invadiu seu país, com luzes poderosas, e recebeu desconfiado os tres reis.

Os três reis perguntaram se algum rei tivera nascido. Também disseram que estavam seguindo a estrela. Assustado chamou os sábios do palácio, mas eles não sabiam de nada, até que um deles lembrou-se dos livros que falavam da vinda de um Messias.

Quando os reis saíram do palácio, viram novamente as estrelas, e Herodes mandou que seus guardas encontrassem e destruíssem a criança.

Seguindo a estrela, numa noite de Lua cheia, notaram que a estrela parou por sobre um estábulo, num campo diante de uma gruta. Seu brilho aumentou. Uma Luz Divina iluminava o ambiente. Viram a Criança e a Mãe, envoltas em Luz. A alegria foi tão grande que cairam e joelhos e beijaram o chão.

img

Melchior pegou a taça de ouro e diz:

"Até hoje somente reis beberam nesta taça. Agora ela será iluminada pela Tua Luz . Aceita o Ouro."

Baltazar entregando o incenso disse:

" Criança Divina ! Trago-te o incenso do mesmo que era queimado nos rituais sagrados do velho templo da montanha. Abre-nos uma Nova Era. "

Gaspar ofereceu mirra dizendo:

" Menino da Estrela ! Aceita a mirra que nasceu no poço que continha a última água. Sob tua luz a Fonte da Vida vai começar fluir.

Nesse momento, os reis entraram em transe. E viram tudo o que iria acontecer para frente. Ao levantarem-se estavam transformados. Despediram-se dizendo que a estrela estava em seus corações. Ao voltarem tinha decidido descansar no palácio de Herodes, mas um anjo apareceu em seus sonhos, dizendo-lhes para não irem, pois ele queria o mal da Criança.

Depois de voltarem para seus países, contando as boas novas para o povo, foram para um retiro espiritual no alto das montanhas.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Calendário dos Trabalhos de 01/2010


Domingo, 03 de janeiro de 2010
16:00h
Bertioga/SP
Farda Branca
Trabalho de Reis - Entrega dos trabalhos
Hinario O Cruzeiro do Mestre Irineu


Sábado, 09 de janeiro de 2010
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura do Padrinho Sebastião


Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração


Sábado, 23 de janeiro de 2010
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura de São Miguel


Sábado, 30 de janeiro de 2010
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração



OBS: Lembramos os irmãos que a confraternização após o trabalho é tradição em nossos centros, então vamos lá.....sucos, refrigerantes, bolo, salgados, etc.......

Local: REINADO DO BEIJA FLOR - Rod. Rio/Santos Km 228 (entrada da TERRA FORT), Nº 64, Sitio São João, Bertioga/SP, informações com Josias fone (13) 7803-80-82
ID 7*32595

domingo, 20 de dezembro de 2009

Padrinho Alfredo Gregorio de Melo


Um dos filhos de Sebastião Mota, indicado por ele ainda em vida para ser seu sucessor espiritual e principal responsável pela continuação da sua obra.

Ainda na década de 70, assumiu a administração da Comunidade Cinco Mil, então um grupo de famílias de colonos que se agrupara em torno da figura carismática do seu pai. Sob a direção de Alfredo, a Colônia Cinco Mil se tornou uma comunidade muito bem organizada, contando com aproximadamente umas trezentas pessoas.

A partir do começo da década de 80,o Padrinho Alfredo esteve à testa da implantação da comunidade no Rio do Ouro, onde a comunidade permaneceu durante dois anos. Foi a partir da sua gestão que se consolidou o crescimento do movimento daimista por muitas cidades brasileiras e também para o exterior. O Padrinho Alfredo conta hoje com 60 anos e tem como suas principais atribuições institucionais as de presidente do Conselho Superior Doutrinário e superintendente-geral do Instituto Social e Ambiental Raimundo Irineu Serra.

Alfredo tem se dedicado ao desenvolvimento dos projetos da Vila Céu do Mapiá, viagens pelo Brasil e ao exterior e ao projeto de construção de um novo assentamento comunitário ecológico na região do rio Juruá, terra natal do Padrinho Sebastião.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Calendário dos Trabalhos de 12/2009



Sabado, 05 de dezembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Branca
Nossa Senhora da Conceição - Início do festival do final do ano
Hinario O Ceuzeiro do Mestre Irineu

OBS: pedimos aos irmãos para colaborarem com quitutes e refrigerantes ou suco, para fazermos uma bonita confraternização após o trabalho, já que este será o último bailado do ano no Reinado;



Terça-feira, 15 de dezembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração



Domingo, 20 de dezembro de 2009
17:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura com a presença da Mad. Maria Brilhante

OBS: para os irmãos que tiverem disponibilidade de tempo sugerimos a chegada mais cedo (na parte da manhã de preferencia) para realizarmos um mutirão das bandeirinhas e plantação da RAINHAS.



Quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração


Quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
21:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Ano Novo
Hinario do Padrinho Alfredo à partie do 96 + Nova Era

Aqueles que puderem tragam frutas e sucos para nossa confraternização ao final do trabalho. E também caixa de fogos (12X1);

UM DOURADO 2010 A TODOS!!!!!!
VIVA A PROSPERIDADE!!!!!!





VIVA O REINADO DO BEIJA FLOR!!!!!
VIVA O AMOR !!!!!
VIVA A NOSSA UNIÃO !!!!!
VIVA O NOSSO FESTIVAL!!!!!
VIVA O ANO NOVO!!!!!




Local: REINADO DO BEIJA FLOR Rod. Rio/Santos, km 228 (entrada da TERRA FORT), Sitio São João, Bertioga/SP; Informações com Josias fone (13) 7803-80-82 ID 32*595.

Mensagem do Padrinho Alfredo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Calendário dos Trabalhos de 11/2009


Segunda-Feira, 02 de novembo de 2009
16:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Oração e Santa Missa

Domingo, 15 de novembro de 2009
19:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração e ao final bailaremos O Cruzeiro do Mestre Irineu do hino 1 ao 66

Sábado, 21 de novembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de São Miguel + Seleção de hinos do Padrino Valdete + Rosário - Maria Alice

Sábado, 28 de novembro de 2009
á partir das 10:00h (vivência), 19:00h (trabalho)
Bertioga/SP
Farda Azul
Vivencia de Mulheres e Trabalho de Mulheres
Hinario Lua Branca - Madrinha Rita e Presença Transparente - Madrinha Nonata

Segunda-Feira, 30 de novembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração e ao final bailaremos o hinario O Cruzeiro do Mestre Irineu do 67 em diante.


Local: Rodovia Rio/Santos, Km 228, entrada da TERRA FORT, nº 64, Sitio São João, Bertioga/SP, contato com Josias (13) 7803-80-82 ID 7*32595.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Calendario dos Trabalhos 10/2009



sabado, 17 de outubro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura

sexta-feira, 30 de outubro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração

Local: REINADO DO BEIJA FLOR
rod. Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT), nº 64, sitio SÃO JOÃO, Bertioga/SP. Informações com JOSIAS tel: (13) 7803-80-82
ID 7* 32595.

OBS: em decorrência da visita do Pad. Alfredo em SP não realizaremos a CONCENTRAÇÃO do dia 15, e fica o convite para quem desejar participar no CÉU DE MARIA junto com nosso Padrinho. Estamos no aguardo para confirmar um TRABALHO DE SÃO MIGUEL, talvez num dia de semana, com a presença do Luis Fernando.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Padrinho Sebastião



Sebastião Mota de Melo, o Padrinho Sebastião, nasceu no Seringal Monte Lígia em 1920 e desde cedo já demonstrou propensão para fazer viagens astrais e ter visões dos seres encantados da floresta. Começou sua carreira de curador e rezador nos ermos do Vale do Juruá.
Desenvolveu-se mediunicamente na Doutrina Espírita através de seu compadre Oswaldo, que era kardecista.
Já casado com Rita Gregório de Melo, a Madrinha Rita, mudou-se para Rio Branco com a família em 1957, onde levava uma vida de colono e atendia doentes do seu círculo de parentes, compadres e afilhados. Foi um homem simples, de sólida conviccão espírita e trabalhador incansável.

Discípulo do Mestre Irineu, recebeu deste o dom de expandir o Culto do Santo Daime por todo o país e além de suas fronteiras. Em 1974 mandou registrar sua entidade religiosa e filantrópica, denominada Cefluris – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, sociedade sem fins lucrativos responsável pelo trabalho espiritual desenvolvido com a bebida sacramental denominada Santo Daime. Em 1980 transferiu a comunidade, que vivia nos arredores de Rio Branco, para uma área virgem no interior da floresta, denominada Seringal Rio do Ouro.

Em 1982 fundou o assentamento que hoje vem a ser a Vila Céu do Mapiá, onde foi um incansável trabalhador, tanto na parte espiritual como material. Gostava de trabalhar na construção de canoas e fazer grandes caminhadas pela floresta que tanto amava e conhecia.
Nos seus últimos anos recebeu carinhosamente os afilhados que chegavam de todas as partes do mundo. Fez algumas viagens ao sul do país para conhecer as igrejas que tinham se formado em torno dos seus ensinamentos. Só nesse momento foi que conheceu o mar, o que muito o emocionou.
Faz a passagem em 20 de janeiro de 1990 no Rio de janeiro, onde se encontrava para se tratar de uma grave doença cardíaca que o acometera há alguns anos.

Para mais insformações leia "Bença Padrinho", escrito por Lúcio Mortimer

Este vídeo abaixo é uma gravação do trabalho realizado no dia do aniversário do padrinho no ano de 1988

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Calendario dos Trabalhos 09/2009




sábado, 12 de setembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura + O Quadro Azul
Com a presença de Odemir Raulino


terça-feira, 15 de setembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração


sábado, 19 de setembro de 2009
18:00h
São Paulo/SP - Céu de Maria
Farda Branca
Daime Sorrindo + Quadro Azul
Ultimo trabalho no estado de São Paulo com Odemir


quarta-feira, 30 de setembro de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração


Local: REINADO DO BEIJA FLOR - Rodovia Rio/Santos km 228, entrada da TERRA FORT, nº 64, Sitio São João, Bertioga/SP
contato com Josias fone (13) 7803-80-82
ID 7* 32595.

Aos iniciantes aconselha-se chegar uma hora de antecedência para entrevista.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Novo hino do Pd. Alfredo G. Melo ( Corrigido)

De Acordo com o pessoal do Mapiá houve uma correção na trancrição do hino.
E ai vai como ficou


29 - EU VOU ME FIRMAR


Eu vou me firmar
Deus é quem está mandando
Deus no domínio de tudo
E a tudo observando

E a tudo observando
Deus no domínio de tudo
Nele estou me firmando
Motivando meu estudo





VIVA O PADRINHO ALFREDO!!!
VIVA A NOVA ERA!!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Decreto de Serviço


As sessões espirituais do Santo Daime são normalamente chamadas de "trabalhos" pois efetivamente se trabalham as questões pessoais e se conecta com o divino, em meio a louvação e rezas.
Contudo o Mestre fundador desta doutrina, Raimundo Irineu Serra, deixou uma carta chamada Decreto de Serviço onde se esclarece melhor como devemos chegar ao trabalho do Santo Daime.




DECRETO DE SERVIÇO

De acordo com as ordens anteriores do nosso Mestre Raimundo Irineu Serra, em atividade aos trabalhos que lhe foram ordenados, dando continuidade a esta obra infinita, mantida e executada pelo presidente deste centro, vem por meio deste despertar a fortalecer os direitos de cada membro desta casa.

1. O ESTADO MAIOR - Tem a devida competência de manter o acatamento e a paz deste recinto, perante as leis vigentes e a Constituição Nacional. Dentro dessa igualdade todos terão os mesmos direitos. Em caso de doenças, será designada uma Comissão de Cura à benefício do irmão necessitado.

2. NOS DIAS DE TRABALHO - Todos que vierem à procura de recursos físicos, moral ou espiritual, devem trazer consigo uma mente sadia, cheia de esperanças na Divindade Suprema, implorando ao Infinito e Eterno Espírito do Bem e a Virgem Mãe Soberana, para que sejam concretizados seus ideais de acordo os seus merecimentos. Outrossim, será expressamente proibido se convidar quem quer que seja para esta Casa, aqui estamos de braços abertos para receber todos aqueles que vierem de livre e espontânea vontade, sem classificação de cor, raça ou nacionalidade. Porém, cada um ao aproximar-se deste recinto deve contritamente vir fazendo suas preces, para obter as bênçãos Divinas e serem assistidos pelas Entidades Supremas.

3. PARA INICIAR A NOSSA MEDITAÇÃO - Cada um ao receber o Santo Daime deve considerar-se dentro da corrente, não sendo permitindo sair para conversar, colocando-se em sua posição silenciosamente. Nos dias de festival ou hinários, ao soar a chamada pela batida do maracá todos deverão colocar-se em forma, tanto o Batalhão Masculino quanto o Feminino, pois todos têm a mesma obrigação. A verdade é que o centro é livre, mas quem assume responsabilidades deve dar conta, pois temos que prestar contas dos nossos trabalhos perante ao Supremo Pai Criador. Ainda com referência à organização das fileiras, só poderão entrar nas fileiras quem estiver devidamente uniformizado, com exceção das senhoras em gestação ou convalescentes, estas poderão sentar-se perante à mesa. Também devemos evitar os maus hábitos viciosos como o alcoolismo, drogas e outros inebriantes que possam abater fisicamente e moralmente a nossa personalidade.

4. INSTRUÇÕES AOS SENHORES PAIS - Todos os pais de família devem ser um professor exemplar para seus filhos. Esposas e esposos devem tratar-se com dignidade e respeito, incluindo as pétalas desse amor ao mais firme propósito da felicidade. Nunca devem pronunciar palavras que possam prejudicar a moral e a personalidade de seus filhos. Tratar bem desde o mais graduado ao mais humilde, ensinar os direitos e deveres de um cidadão brasileiro e se dedicar à missão da verdade. A disciplina é a principal instrutora da ordem. Disciplinar é educar e motivar no caminho do bem. Pois se esta é a Casa da Sinceridade, então vamos ser sinceros e respeitar os direitos uns dos outros dentro da sinceridade e da ordem. Se assim fizermos, será criada a união desejada pela qual o nosso Mestre tanto lutou. A Casa aonde estamos é uma escola de civismo, com instrução divina para o caminho do bem, para alcançar estes ensinos depende unicamente do esforço e da atenção de cada um. Mas havendo força de vontade nada para nós é custoso, pois os hinos estão mostrando e ensinando o poder desta Missão Sagrada do Divino Senhor Deus.

5. RESUMO - De acordo com as ordens acima citadas ficará doravante assim:
O irmão ou irmã que por força da incompreensão não cumprir fielmente com os deveres acima citados resolvendo enveredar por caminhos contrários, pela primeira falta será chamado a um Conselho perante à diretoria: pela segunda falta será suspenso por 30 dias; pela terceira falta será suspenso por 90 dias e se continuar desobedecendo, será eliminado dos trabalhos. Meus irmãos, vamos prestar atenção para que não se chegue a este ponto de tristeza.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Novo Hino do Padrinho Alfredo




28- Esta luz divinal


Mamãe eu agradeço
A benção de Papai
Por todos Vossos filhos
Esta luz divinal

Só Vós com Vosso brilho
No reino do Astral
Nos da nossa firmeza
Benção espiritual




Por toda nossa família
E por toda irmandade
Por todo filho de Deus
Reforço de caridade

Nossos guias na matéria
E por toda eternidade
Dando viva e louvores
Obediência e lealdade

sábado, 1 de agosto de 2009

Calendario dos Trabalhos 08/2009


sábado, 15 de agosto de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração



sábado, 22 de agosto de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura do Padrinho Sebastião



domingo, 30 de agosto de 2009
19:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Concentração



Endereço do Reinado: Rodovia Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT)

Aos iniciantes aconselha-se chegar uma hora de antecedência para entrevista.

Preleção Fardamento

Esta valiosa explicação foi dada por Paulo Roberto, dirigente da Igreja Céu do Mar, aos irmãos que estão se fardando e reafirmando o compromisso de cada fardado.




quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Culto da Fluente Luz Universal


Nossa Igreja, também denominada de Centro, pratica o culto da Fluente Luz Universal. Centro, significando o ambiente, a egrógora, o local onde se realizam as sessões espirituais . Eclético, porque incorpora em seus ensinamentos, fundamentos reconhecidamente verdadeiros e que fazem parte de outras tradições e doutrinas que também consagram os mesmos princípios do Ecletismo Evolutivo. Fluente, na medida que a tradição flui constantemente na direção da evolução, do aperfeiçoamento e do progresso espiritual, como um ininterrupto jorro de Luz. E Universal, querendo significar com isso a validade e abrangência cósmica dos ensinamentos professados pela nossa Igreja.

Nossa Igreja é também considerada:

  1. como um Centro Livre, significando sua missão enquanto um centro de difusão, de doutrina espiritualista e de caridade espírita para todos aqueles que nos procuram;

  2. como de Irradiação Mental Luz Divina, querendo expressar com isso que somos também um Centro de emissão e de recepção das irradiações mentais positivas, cujas vibrações de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça, se somam as irradiações de todos quanto participam dessa grande Corrente de Iluminação Espiritual em prol da humanidade.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é uma instituição de natureza civil, de caráter religioso, filantrópico, que tem por fundamento a crença em Deus como Ser Supremo e princípio de todas as coisas; em Jesus Cristo, Redentor dos homens e cujo sangue vertido para a remissão da humanidade vem a estar simbolizado no Sacramento Daime; na Virgem Soberana Mãe, como nossa Rainha e Protetora; no Mestre Império Juramidam, como o nome adotado na presente Era pelo Espírito Crístico; no nosso guia espiritual e chefe desse rebanho, São João Batista, no Rei Salomão e todos os seres da Corte Celestial, falanges e entidades de luz que trabalham por amor a Deus e favorecem a evolução espiritual da humanidade.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal funda seus procedimentos na Harmonia, no Amor, na Verdade e na Justiça; afirma sua filiação à grande família cristã; respeita as tradições espirituais de outros povos e culturas; é tributária das revelações espirituais xamânicas e enteógenas dos antigos habitantes da Américas; considera o Santo Daime um veículo divino, o Paráclito em forma vegetal, enviado pelo Pai, para que se cumprisse a promessa das Escrituras sobre a vinda do Consolador Prometido.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal considera, portanto dever de todo membro dessa instituição: o respeito e a reverência diante do seu sacramento, bebida que nos revela os santos mistérios de acordo com os nossos merecimentos e que deve ser sempre tomada com sincera contrição ao se fazer a divina invocação: Daí-me!

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é uma organização de natureza não sectária, que não estabelece dogmas para a busca espiritual, e tem como objeto de sua prática religiosa a cura interior e espiritual, e a experiência direta de Deus através do árduo trabalho de autoconhecimento, investigação da verdade e da busca do Eu Superior em cada um.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é apolítica e apartidária; não faz acepção de pessoa, raça, cor, nacionalidade, sexo, idade ou posição social; reverencia a memória do Mestre Raimundo Irineu Serra e de seu continuador, Sebastião Mota de Melo; busca através de seu trabalho, o replantio das Santas Doutrinas e a difusão desse Terceiro Testamento, representado pela revelação cristã do Santo Daime e da missão do Povo de Juramidam.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal visa o aprimoramento moral e intelectual dos seus membros, cultivar o respeito e o amor pela família e pela Pátria, a responsabilidade pela educação e formação moral dos filhos, o cumprimento dos deveres individuais e sociais, o trabalho como fonte dignificante de riqueza, a exaltação do Bem, a prática da solidariedade, a promoção da União e do ideal comunitário.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal espera de todos os seus membros, que cumpram os Preceitos e os Fundamentos doutrinários contidos nesse Preâmbulo, comparecendo assiduamente a todos os trabalhos oficiais devidamente fardados, participando com amor, alegria e entusiasmo nos hinários e demais trabalhos, cumprindo as normas de serviço e dando prova no dia a dia da sabedoria das instruções recebidas. Quem assim proceder poderá ser recebido como irmão e ingressar nesse Batalhão para aprender a ser um filho de Deus.

Nessa medida o objetivo do trabalho de nossa Igreja é trazer aos seus membros ensinos, comunicações, revelações e instruções que, uma vez refletidas e postas em prática, são preciosos agentes de transformação interior e de progresso espiritual.

O momento máximo dessa revelação é aquele que denominamos miração, estado de êxtase visionário, contemplação e percepção interior, que se constitui em autêntica experiência mística.

Nessa medida, dentro do ideário filosófico e espiritual da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, consta também o culto e a consagração da Natureza, o Jardim de nossa Mãe Terra, fonte dadivosa das plantas sagradas através das quais obtemos a nossa saúde e conhecimento espiritual.

Todos os membros da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal devem considerar a Floresta como o berço dos nossos sacramentos, sendo, portanto, a sua preservação e culto, uma questão que também se inscreve junto aos Fundamentos Espirituais da Doutrina.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quem foi Raimundo Irineu Serra

O Santo Daime foi fundado por um homem saído do povo. Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu como é chamado pelos daimistas, era negro, neto de escravos, nascido na cidade maranhense de São Vicente de Férrer em 15 de dezembro de 1892, filho de Sancho Martinho Serra e Joana Assunção Serra, primogênito de uma família de cinco irmãos (Dico, Verônica, Maria e Nhá Dica).
Foi para o Acre a fim de trabalhar na demarcação de fronteiras, também atuou em seringais da região e na Guarda Nacional.
Ali, na Amazônia, do alto de seu 1,98m, conheceu a ayahuasca em solo peruano, das mãos de um caboclo chamado Don Pizango.
Boa parte do conhecimento que se tem sobre a origem do Santo Daime e a vida de mestre Irineu foi passado por meio da tradição oral pelos mais antigos seguidores de sua doutrina. O relato que segue abaixo é contado por muitos seguidores de Raimundo Irineu, também foi registrado no livro "Nosso Senhor Aparecido na Floresta" escrito por Lúcio Mortimer.
"Conta-se que quando foi convidado para tomar o chá, Irineu pensou:
Bom eu vou tomar, se for coisa que me agrade, que me sirva, que dê nome ao homem, se for coisa de Deus, eu prometo levar para o meus amigos....

Participando da sessão, ao tomar a bebida, percebeu uma sensação diferente, um estremecimento interno, uma força estranha e viu um enorme brilho no local. E percebeu, que a bebida o conectava com Deus.
Ao terminar a sessão, que contava com 12 pessoas, Dom Pisango exclamou:

'Só Raimundo Irineu entendeu esse trabalho e é quem tem a condição de leva-lo para frente. O resto vive iludido e só pensa em dinheiro.'

No dia seguinte, quando Irineu trabalhava na extração do látex no seringal, viu os raios do Sol, iluminando um grosso cipó, que sentiu ser o mesmo da bebida. E, perto de um igarapé onde costumava tomar água, viu um arbusto com frutinhas vermelhas, igual ao que haviam lhe descrito. Constatou-se tratar das duas espécies vegetais mágicas: o cipó jagube e a folha chacrona.
Ao aprender o preparo, combinou com o amigo Antonio de juntos prepararem e tomarem a bebida, porém no dia marcado, Antonio não pode comparecer, e Irineu sozinho preparou três litros da bebida e a guardou para tomar junto com o amigo.
Combinaram numa Lua Crescente, ambos tomaram e sentiram a força da manifestação vegetal acompanhada de visões. Antonio contou a Irineu, que na sua visão, apareceu-lhe uma Linda Senhora, chamada Clara. Disse a Irineu que ela o protegia, desde a sua saída do Maranhão.
Após essa vivência, combinaram um novo encontro para a Lua Cheia, sábado seguinte. Nessa noite de Lua Cheia tomaram a bebida numa caneca grande. Irineu, após meia hora, sentiu náuseas e foi vomitar.

Aliviado, olhou para a Lua Cheia, e a viu aproximar-se dele, com todo o seu brilho resplandecente e prateado. Dentro da Lua, viu uma Senhora, de beleza incomparável, sentada num trono, que lhe disse :

'Você está escolhido para uma importante missão, mas para isso deverá alimentar-se por oito dias apenas de mandioca cozida, sem sal, abster-se de sexo e álcool , para que nos encontremos novamente.'

Após a dieta, ao tomar novamente a bebida, a visão da mulher apareceu novamente. Apresentou-se como a Rainha da Floresta, que Irineu compreendeu ser a própria Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Doutrina Santo Daime, que lhe entregou o Império Juramidam.
Foi assim, que em 1930 fundou a doutrina e tornou-se Mestre Irineu.Alguns anos depois, Raimundo Irineu Serra foi para a cidade de Rio Branco, onde começou a trabalhar com um pequeno círculo de discípulos. A fama de curador do Mestre Irineu espalhou-se pela cidade do Rio Branco, era procurado por pessoas das mais diversas condições sociais e culturais. Foi filiado ao Centro da Comunhão do Pensamento, onde recebeu honrarias, e também filiado à antiga Ordem Mística Rosacruz.
Por fim, Mestre Irineu instalou-se, definitivamente, com sua família e um grupo de seguidores na localidade denominada Alto Santo, onde trabalhou até fazer sua passagem em 6 de julho de 1971.
Para os seguidores das diversas linhas do Santo Daime, Mestre Irineu ainda realiza curas, pois deixou suas mensagens canalizadas através de um conjunto de hinos (hinário) os quais foram inspirados pela Rainha da Floresta e outros seres divinos. Esses hinos são "canções de poder" que transmitem com uma linguagem simples e poética cabocla, os ensinamentos bíblicos.




Recomendações aos Iniciantes

A ocasião dos nossos trabalhos espirituais e de comunhão com o nosso sacramento é o ponto máximo da nossa fé daimista. Podemos resumir as principais recomendações para iniciarmos a nossa sessão espírita:

1) Procurar chegar 1 hora antes do início do trabalho, para participar da palestra aos iniciantes e preencher a ficha de entrevista.
2) Conduta ética e coerente com o que Doutrina prescreve em seus hinos.
3) Busca de uma reconciliação interna e com os irmãos, os quais se pode estar desentendido.
4) Recomendamos a abstinência sexual, ingestão de carnes, álcool e drogas três dias antes de cada trabalho.
5) Utilize roupas claras evitando cores como vermelho, preto, roxo. Leve agasalho, touca e luvas nas noites de frio.
6) Para as mulheres é necessário uso de saias compridas, evitando uso de sapatos com salto alto.
7) Para os homens é necessário uso de calças, não sendo permitido uso de shorts ou bermudas.
8) Há uma contribuição de R$ 25,00 por trabalho.


A Consagração do Santo Daime

É tão importante a forma de consagrar e comungar o nosso sacramento que o Mestre Irineu o denominou Daime (do verbo dar, dai-me). Frisava com isso o caráter de invocação e rogativa interior com os quais todos devem se aproximar dessa Santa Bebida, pedindo que Ela nos conceda "a realização das nossas aspirações mais íntimas" a cura dos nossos males físicos, mentais e espirituais e um maior discernimento sobre a nossa vida.


Conduta durante o trabalho

Para podermos atingir o objetivo principal, é necessário colaborarmos com o mais profundo silêncio na ordem de trabalho; não é permitido conversar durante a hora da Concentração ou no período do hinário.

Dentro do salão, há uma hierarquia no batalhão que deve ser respeitada para o bom andamento do trabalho. Os participantes são divididos em fardados, não-fardados e novatos (os que participam pelas primeiras vezes). A condução do trabalho é realizada pelos comandantes da casa, autoridade máxima no trabalho. Os fiscais de salão (masculinos e femininos) cuidam da organização e postura dos participantes no ambiente interno da igreja e os fiscais de terreiro (masculinos e femininos) auxiliam os irmãos que se encontram em processo de cura. Ambos devem ser respeitados também como autoridades na realização do trabalho e comunicados no caso de sua saída do salão. Tudo para que a sua experiência espiritual seja conduzida da melhor forma possível.

O video abaixo mostra um pouco de como é o nosso trabalho espiritual.

O que é Santo Daime?

O Santo Daime é um culto cristão surgido no estado brasileiro do Acre, no início do século XX.
Seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus contemporâneos de Padrinho Irineu e por seus seguidores de hoje de Mestre Irineu.
O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita européia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela.
Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo.
Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela(Ilha Marguerita) e Portugal.


terça-feira, 14 de julho de 2009

Calendario dos Trabalhos 07/2009




Julho/2009


quarta-feira, 15 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Concentração



sábado, 18 de julho de 2009
14:00h
CÉU DE MIDAM
PIEDADE/SP
Farda Branca
Aniversário do Padrinho Jonas ( Patrono a casa)



sábado, 25 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura do Padrinho Sebastião



quinta-feira, 30 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Concentração



Endereço do Reinado: Rodovia Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT)

Aos iniciantes aconselha-se chegar uma hora de antecedência para entrevista.

Reinado do Beija Flor


Este Blog foi criado para divulgar as atividades do Centro REINADO DO BEIJA-FLOR/Bertioga-SP, e trocar informações com toda a irmandade.


O Reinado é uma Igreja do Santo Daime, seguidora da doutrina recebida pelo Mestre Raimundo Irineu Serra e consagrada pelo Padrinho Sebastião Mota de Melo.

São realizados trabalhos de Concentração, Cura, São Miguel e o Hinario do Mestre nas datas festivas.


Endereço: Rodovia Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT)

Informações com Josias fone (13) 7803-80-82.ID 7* 32595


VIVA O MESTRE IRINEU

VIVA O PD. SEBASTIÃO

VIVA O PD. JONAS

VIVA A MAD. RITA

VIVA O PAD. ALFREDO

VIVA O CÉU DO MAPIÁ

VIVA O REINADO DO BEIJA-FLOR

VIVA TODA A IRMANDADE

VIVA A UNIÃO DE TODAS AS IGREJAS