quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Culto da Fluente Luz Universal


Nossa Igreja, também denominada de Centro, pratica o culto da Fluente Luz Universal. Centro, significando o ambiente, a egrógora, o local onde se realizam as sessões espirituais . Eclético, porque incorpora em seus ensinamentos, fundamentos reconhecidamente verdadeiros e que fazem parte de outras tradições e doutrinas que também consagram os mesmos princípios do Ecletismo Evolutivo. Fluente, na medida que a tradição flui constantemente na direção da evolução, do aperfeiçoamento e do progresso espiritual, como um ininterrupto jorro de Luz. E Universal, querendo significar com isso a validade e abrangência cósmica dos ensinamentos professados pela nossa Igreja.

Nossa Igreja é também considerada:

  1. como um Centro Livre, significando sua missão enquanto um centro de difusão, de doutrina espiritualista e de caridade espírita para todos aqueles que nos procuram;

  2. como de Irradiação Mental Luz Divina, querendo expressar com isso que somos também um Centro de emissão e de recepção das irradiações mentais positivas, cujas vibrações de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça, se somam as irradiações de todos quanto participam dessa grande Corrente de Iluminação Espiritual em prol da humanidade.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é uma instituição de natureza civil, de caráter religioso, filantrópico, que tem por fundamento a crença em Deus como Ser Supremo e princípio de todas as coisas; em Jesus Cristo, Redentor dos homens e cujo sangue vertido para a remissão da humanidade vem a estar simbolizado no Sacramento Daime; na Virgem Soberana Mãe, como nossa Rainha e Protetora; no Mestre Império Juramidam, como o nome adotado na presente Era pelo Espírito Crístico; no nosso guia espiritual e chefe desse rebanho, São João Batista, no Rei Salomão e todos os seres da Corte Celestial, falanges e entidades de luz que trabalham por amor a Deus e favorecem a evolução espiritual da humanidade.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal funda seus procedimentos na Harmonia, no Amor, na Verdade e na Justiça; afirma sua filiação à grande família cristã; respeita as tradições espirituais de outros povos e culturas; é tributária das revelações espirituais xamânicas e enteógenas dos antigos habitantes da Américas; considera o Santo Daime um veículo divino, o Paráclito em forma vegetal, enviado pelo Pai, para que se cumprisse a promessa das Escrituras sobre a vinda do Consolador Prometido.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal considera, portanto dever de todo membro dessa instituição: o respeito e a reverência diante do seu sacramento, bebida que nos revela os santos mistérios de acordo com os nossos merecimentos e que deve ser sempre tomada com sincera contrição ao se fazer a divina invocação: Daí-me!

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é uma organização de natureza não sectária, que não estabelece dogmas para a busca espiritual, e tem como objeto de sua prática religiosa a cura interior e espiritual, e a experiência direta de Deus através do árduo trabalho de autoconhecimento, investigação da verdade e da busca do Eu Superior em cada um.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal é apolítica e apartidária; não faz acepção de pessoa, raça, cor, nacionalidade, sexo, idade ou posição social; reverencia a memória do Mestre Raimundo Irineu Serra e de seu continuador, Sebastião Mota de Melo; busca através de seu trabalho, o replantio das Santas Doutrinas e a difusão desse Terceiro Testamento, representado pela revelação cristã do Santo Daime e da missão do Povo de Juramidam.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal visa o aprimoramento moral e intelectual dos seus membros, cultivar o respeito e o amor pela família e pela Pátria, a responsabilidade pela educação e formação moral dos filhos, o cumprimento dos deveres individuais e sociais, o trabalho como fonte dignificante de riqueza, a exaltação do Bem, a prática da solidariedade, a promoção da União e do ideal comunitário.

A Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal espera de todos os seus membros, que cumpram os Preceitos e os Fundamentos doutrinários contidos nesse Preâmbulo, comparecendo assiduamente a todos os trabalhos oficiais devidamente fardados, participando com amor, alegria e entusiasmo nos hinários e demais trabalhos, cumprindo as normas de serviço e dando prova no dia a dia da sabedoria das instruções recebidas. Quem assim proceder poderá ser recebido como irmão e ingressar nesse Batalhão para aprender a ser um filho de Deus.

Nessa medida o objetivo do trabalho de nossa Igreja é trazer aos seus membros ensinos, comunicações, revelações e instruções que, uma vez refletidas e postas em prática, são preciosos agentes de transformação interior e de progresso espiritual.

O momento máximo dessa revelação é aquele que denominamos miração, estado de êxtase visionário, contemplação e percepção interior, que se constitui em autêntica experiência mística.

Nessa medida, dentro do ideário filosófico e espiritual da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, consta também o culto e a consagração da Natureza, o Jardim de nossa Mãe Terra, fonte dadivosa das plantas sagradas através das quais obtemos a nossa saúde e conhecimento espiritual.

Todos os membros da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal devem considerar a Floresta como o berço dos nossos sacramentos, sendo, portanto, a sua preservação e culto, uma questão que também se inscreve junto aos Fundamentos Espirituais da Doutrina.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quem foi Raimundo Irineu Serra

O Santo Daime foi fundado por um homem saído do povo. Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu como é chamado pelos daimistas, era negro, neto de escravos, nascido na cidade maranhense de São Vicente de Férrer em 15 de dezembro de 1892, filho de Sancho Martinho Serra e Joana Assunção Serra, primogênito de uma família de cinco irmãos (Dico, Verônica, Maria e Nhá Dica).
Foi para o Acre a fim de trabalhar na demarcação de fronteiras, também atuou em seringais da região e na Guarda Nacional.
Ali, na Amazônia, do alto de seu 1,98m, conheceu a ayahuasca em solo peruano, das mãos de um caboclo chamado Don Pizango.
Boa parte do conhecimento que se tem sobre a origem do Santo Daime e a vida de mestre Irineu foi passado por meio da tradição oral pelos mais antigos seguidores de sua doutrina. O relato que segue abaixo é contado por muitos seguidores de Raimundo Irineu, também foi registrado no livro "Nosso Senhor Aparecido na Floresta" escrito por Lúcio Mortimer.
"Conta-se que quando foi convidado para tomar o chá, Irineu pensou:
Bom eu vou tomar, se for coisa que me agrade, que me sirva, que dê nome ao homem, se for coisa de Deus, eu prometo levar para o meus amigos....

Participando da sessão, ao tomar a bebida, percebeu uma sensação diferente, um estremecimento interno, uma força estranha e viu um enorme brilho no local. E percebeu, que a bebida o conectava com Deus.
Ao terminar a sessão, que contava com 12 pessoas, Dom Pisango exclamou:

'Só Raimundo Irineu entendeu esse trabalho e é quem tem a condição de leva-lo para frente. O resto vive iludido e só pensa em dinheiro.'

No dia seguinte, quando Irineu trabalhava na extração do látex no seringal, viu os raios do Sol, iluminando um grosso cipó, que sentiu ser o mesmo da bebida. E, perto de um igarapé onde costumava tomar água, viu um arbusto com frutinhas vermelhas, igual ao que haviam lhe descrito. Constatou-se tratar das duas espécies vegetais mágicas: o cipó jagube e a folha chacrona.
Ao aprender o preparo, combinou com o amigo Antonio de juntos prepararem e tomarem a bebida, porém no dia marcado, Antonio não pode comparecer, e Irineu sozinho preparou três litros da bebida e a guardou para tomar junto com o amigo.
Combinaram numa Lua Crescente, ambos tomaram e sentiram a força da manifestação vegetal acompanhada de visões. Antonio contou a Irineu, que na sua visão, apareceu-lhe uma Linda Senhora, chamada Clara. Disse a Irineu que ela o protegia, desde a sua saída do Maranhão.
Após essa vivência, combinaram um novo encontro para a Lua Cheia, sábado seguinte. Nessa noite de Lua Cheia tomaram a bebida numa caneca grande. Irineu, após meia hora, sentiu náuseas e foi vomitar.

Aliviado, olhou para a Lua Cheia, e a viu aproximar-se dele, com todo o seu brilho resplandecente e prateado. Dentro da Lua, viu uma Senhora, de beleza incomparável, sentada num trono, que lhe disse :

'Você está escolhido para uma importante missão, mas para isso deverá alimentar-se por oito dias apenas de mandioca cozida, sem sal, abster-se de sexo e álcool , para que nos encontremos novamente.'

Após a dieta, ao tomar novamente a bebida, a visão da mulher apareceu novamente. Apresentou-se como a Rainha da Floresta, que Irineu compreendeu ser a própria Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Doutrina Santo Daime, que lhe entregou o Império Juramidam.
Foi assim, que em 1930 fundou a doutrina e tornou-se Mestre Irineu.Alguns anos depois, Raimundo Irineu Serra foi para a cidade de Rio Branco, onde começou a trabalhar com um pequeno círculo de discípulos. A fama de curador do Mestre Irineu espalhou-se pela cidade do Rio Branco, era procurado por pessoas das mais diversas condições sociais e culturais. Foi filiado ao Centro da Comunhão do Pensamento, onde recebeu honrarias, e também filiado à antiga Ordem Mística Rosacruz.
Por fim, Mestre Irineu instalou-se, definitivamente, com sua família e um grupo de seguidores na localidade denominada Alto Santo, onde trabalhou até fazer sua passagem em 6 de julho de 1971.
Para os seguidores das diversas linhas do Santo Daime, Mestre Irineu ainda realiza curas, pois deixou suas mensagens canalizadas através de um conjunto de hinos (hinário) os quais foram inspirados pela Rainha da Floresta e outros seres divinos. Esses hinos são "canções de poder" que transmitem com uma linguagem simples e poética cabocla, os ensinamentos bíblicos.




Recomendações aos Iniciantes

A ocasião dos nossos trabalhos espirituais e de comunhão com o nosso sacramento é o ponto máximo da nossa fé daimista. Podemos resumir as principais recomendações para iniciarmos a nossa sessão espírita:

1) Procurar chegar 1 hora antes do início do trabalho, para participar da palestra aos iniciantes e preencher a ficha de entrevista.
2) Conduta ética e coerente com o que Doutrina prescreve em seus hinos.
3) Busca de uma reconciliação interna e com os irmãos, os quais se pode estar desentendido.
4) Recomendamos a abstinência sexual, ingestão de carnes, álcool e drogas três dias antes de cada trabalho.
5) Utilize roupas claras evitando cores como vermelho, preto, roxo. Leve agasalho, touca e luvas nas noites de frio.
6) Para as mulheres é necessário uso de saias compridas, evitando uso de sapatos com salto alto.
7) Para os homens é necessário uso de calças, não sendo permitido uso de shorts ou bermudas.
8) Há uma contribuição de R$ 25,00 por trabalho.


A Consagração do Santo Daime

É tão importante a forma de consagrar e comungar o nosso sacramento que o Mestre Irineu o denominou Daime (do verbo dar, dai-me). Frisava com isso o caráter de invocação e rogativa interior com os quais todos devem se aproximar dessa Santa Bebida, pedindo que Ela nos conceda "a realização das nossas aspirações mais íntimas" a cura dos nossos males físicos, mentais e espirituais e um maior discernimento sobre a nossa vida.


Conduta durante o trabalho

Para podermos atingir o objetivo principal, é necessário colaborarmos com o mais profundo silêncio na ordem de trabalho; não é permitido conversar durante a hora da Concentração ou no período do hinário.

Dentro do salão, há uma hierarquia no batalhão que deve ser respeitada para o bom andamento do trabalho. Os participantes são divididos em fardados, não-fardados e novatos (os que participam pelas primeiras vezes). A condução do trabalho é realizada pelos comandantes da casa, autoridade máxima no trabalho. Os fiscais de salão (masculinos e femininos) cuidam da organização e postura dos participantes no ambiente interno da igreja e os fiscais de terreiro (masculinos e femininos) auxiliam os irmãos que se encontram em processo de cura. Ambos devem ser respeitados também como autoridades na realização do trabalho e comunicados no caso de sua saída do salão. Tudo para que a sua experiência espiritual seja conduzida da melhor forma possível.

O video abaixo mostra um pouco de como é o nosso trabalho espiritual.

O que é Santo Daime?

O Santo Daime é um culto cristão surgido no estado brasileiro do Acre, no início do século XX.
Seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus contemporâneos de Padrinho Irineu e por seus seguidores de hoje de Mestre Irineu.
O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita européia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela.
Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo.
Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela(Ilha Marguerita) e Portugal.


terça-feira, 14 de julho de 2009

Calendario dos Trabalhos 07/2009




Julho/2009


quarta-feira, 15 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Concentração



sábado, 18 de julho de 2009
14:00h
CÉU DE MIDAM
PIEDADE/SP
Farda Branca
Aniversário do Padrinho Jonas ( Patrono a casa)



sábado, 25 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Trabalho de Cura do Padrinho Sebastião



quinta-feira, 30 de julho de 2009
20:00h
Bertioga/SP
Farda Azul
Concentração



Endereço do Reinado: Rodovia Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT)

Aos iniciantes aconselha-se chegar uma hora de antecedência para entrevista.

Reinado do Beija Flor


Este Blog foi criado para divulgar as atividades do Centro REINADO DO BEIJA-FLOR/Bertioga-SP, e trocar informações com toda a irmandade.


O Reinado é uma Igreja do Santo Daime, seguidora da doutrina recebida pelo Mestre Raimundo Irineu Serra e consagrada pelo Padrinho Sebastião Mota de Melo.

São realizados trabalhos de Concentração, Cura, São Miguel e o Hinario do Mestre nas datas festivas.


Endereço: Rodovia Rio/Santos, Km 228 (entrada da TERRA FORT)

Informações com Josias fone (13) 7803-80-82.ID 7* 32595


VIVA O MESTRE IRINEU

VIVA O PD. SEBASTIÃO

VIVA O PD. JONAS

VIVA A MAD. RITA

VIVA O PAD. ALFREDO

VIVA O CÉU DO MAPIÁ

VIVA O REINADO DO BEIJA-FLOR

VIVA TODA A IRMANDADE

VIVA A UNIÃO DE TODAS AS IGREJAS