domingo, 24 de janeiro de 2010

Objetivos do C.E.F.L.U.R.I.S.


CEFLURIS: apresentação e objetivos da entidade

O Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra – CEFLURIS – é um centro espiritualista organizado na forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundado em outubro de 1974, na cidade de Rio Branco, estado do Acre. Em maio de 1989, passou por uma ampla reformulação estatutária, quando se transformou em entidade nacional congregando filiais em várias cidades brasileiras. No presente momento, o CEFLURIS conta também com pedido de constituição de núcleos no exterior, conforme será apresentado oportunamente neste documento.

Os estatutos centrais do CEFLURIS juntamente com as normas complementares que regulam seu funcionamento e o dos centros filiados encontram-se no conjunto de anexos A. Nossos fundamentos doutrinários baseiam-se na revelação espiritual de dois homens: o Mestre Raimundo Irineu Serra (1892 – 1971), fundador da doutrina do Santo Daime, e o Padrinho Sebastião Mota de Melo (1920 – 1990), um dos seus mais destacados discípulos, fundador e patrono do CEFLURIS.

A base do nosso trabalho espiritual é o estudo da revelação dos hinários recebidos pelos mestres fundadores. Nas cerimônias cantamos e bailamos os hinos sob o efeito da miração.Chamamos de miração visões extáticas interiores, “insights”, um estado de ampliação da consciência e de grande acuidade mental que experimentamos com a ingestão ritual da bebida chamada AYAHUASCA ou Santo Daime – fruto da cocção da BANISTERIOPSIS CAAPI e da PSICOTRYA VIRIDIS.

No desenrolar dos hinários e nos trabalhos de concentração, entramos em contato com estes níveis de consciência que correntes da psicologia chamam de transpessoais e que nós denominamos simplesmente contatos com o mundo espiritual. Os rituais são para nós datas de festa que constam de um calendário oficial, quando o Santo Daime é distribuído na forma de sacramento e de uma eucaristia, segundo normas estritas.

Nosso trabalho espiritual se origina em práticas ancestrais de povos pré-colombianos, que há milênios já utilizavam as plantas psicoativas como um meio de comunicação com os deuses e os espíritos de seus antepassados. Neste século, esta antiga tradição tomou sua atual feição cristã e universal, através da revelação recebida pelo Mestre Irineu. Foi por ele que a Doutrina foi codificada e a sua essência está sintetizada nos hinários (coletânea de hinos recebidos) e no decreto de serviços .

Conforme depreende-se de seus estatutos e ata de fundação, a principal finalidade do nosso centro é preservar e realizar os rituais, nas sessões periódicas fixadas em nosso calendário. Sempre atentos ao princípio doutrinário de não fazer convites nem proselitismo, o procedimento para receber os novatos consta ainda de uma entrevista de avaliação feita por um grupo de recepção. De acordo com as entrevistas e as vivências adquiridas nos seus primeiros trabalhos espirituais, e após um tempo de freqüência aos rituais, o neófito poderá requerer o grau de adepto, que será consagrado na solenidade de fardamento.

O fundador do CEFLURIS, Sebastião Mota de Melo, carinhosamente chamado de Padrinho Sebastião, era um seringueiro amazonense dotado de grande vigor profético e carisma espiritual. Nascido e criado na floresta, sempre foi uma pessoa simples, generosa e hospitaleira. Nossa organização religiosa começou, portanto, de maneira bastante informal e familiar, até ganhar os contornos jurídicos e legais de uma instituição tal como hoje se apresenta. Nos últimos anos, experimentamos um significativo crescimento e temos recebido pessoas capacitadas para dar conta do desafio do nosso processo de organização e institucionalização.

A história do CEFLURIS se confunde um pouco com a saga do povo do Padrinhão Sebastião. Tendo chegado, juntamente com sua família, a Rio Branco, Acre, no final dos anos 60, vindo do estado do Amazonas, Sebastião Mota de Melo participou dos trabalhos espirituais dirigidos por Mestre Irineu. Em 1971, com o falecimento do Mestre, o Padrinho desenvolveu sua liderança organizando a Colônia Cinco Mil, nos arredores de Rio Branco, na forma de comunidade. Com a expansão da cidade de Rio Branco, no decorrer dos anos 70 e a conseqüente destruição da floresta próxima à cidade, Sebastião Mota de Melo lançou o desafio de organizar a comunidade no interior da floresta. O INCRA indicou-lhe uma área O Rio do ouro, no estado do Amazonas, para sua implantação. Após dois anos de intenso trabalho e colonização da área, com a preparação de roçados e a construção de benfeitorias, surgiram pendências quanto à legalidade da posse da área oferecida pelo INCRA e o povo do Padrinho Sebastião voltou-se para a colonização de uma nova área, igualmente orientado pelos órgãos responsáveis pelo assentamento de terras da região. É importante destacar o procedimento pacífico, ordeiro, e trabalhador deste povo, seguindo a orientação espiritual da Doutrina do Santo Daime, no sentido de evitando atritos e conflitos, criar uma comunidade solidária no interior da floresta, visando ao melhor desenvolvimento de nossa Doutrina e de nosso trabalho espiritual.

Hoje, a comunidade da Vila do Céu do Mapiá é um agrupamento próspero e produtivo, que reúne aproximadamente 500 pessoas nas margens do igarapé Mapiá, no município de Pauini, estado do Amazonas. A Comunidade mantém um modelo novo de colonização na região e, além de fixar e atender à população de seus diversos núcleos, assiste também à população das áreas vizinhas e recebe visitantes do Brasil e do exterior. Além da sua missão doutrinária, o CEFLURIS juntamente com a Associação dos Moradores da Vila Céu do Mapiá, presta muitos serviços sociais à população carente da Amazonas ocidental, administrando outros dois núcleos comunitários na região, a Fazenda São Sebastião, foz do igarapé, junto ao Rio Purus, e a Comunidade Gregório de Melo, na praia do Rio Purus, alguns kilometros abaixo da embocadura do Mapiá.

Pelo reconhecimento de sua idoneidade, propósitos ecológicos e capacidade administrativa, obteve, através de decreto presidencial, a criação das floresta nacionais do Purus e do Mapiá/Inauini , e o direito de gerir projetos ambientais para a região, juntamente com o Ibama .

Temos desenvolvido vários projetos em benefício dos moradores da área, o que já nos valeu o apoio de entidades nacionais e internacionais . Os frutos do reconhecimento do nosso trabalho estão expressos nos títulos de utilidade publica de nossa matriz e filiais em seus respectivos estados . No momento o CEFLURIS pleiteia seu cadastramento no Conselho Nacional de serviço Social – CNSS .

Com a criação da Comunidade da Vila do Céu do Mapiá, o centro de desenvolvimento da Doutrina deslocou-se para o interior da floresta e a Vila passou a receber visitantes interessados no conhecimento da Doutrina e da vida Comunitária. É neste movimento que podemos identificar a primeira fase de expansão da Doutrina do Santo Daime, uma vez que muitos dos visitantes pretendiam dar continuidade aos trabalhos espirituais que conheceram na floresta. Data desta época a reformulação do CEFLURIS que passou a ser a instituição responsável pela garantia de que esta expansão seria feita dentro dos mesmos princípios éticos, morais e religiosos que nos foram legados pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.

Hoje, o CEFLURIS coordena 15 igrejas e Centros formalizados e reconhecidos, nas principais cidades do país que cumpre o calendário oficial das festividades, obedecendo às instituições e normas de rituais estabelecidas. Além disso, contamos com mais 20 Núcleos de instrução que desenvolvem seu trabalho sob a supervisão e orientação de uma igreja ou Centro já constituído.

Um movimento similar ao que ocorreu nos anos 80 acontece agora com relação ao interesse de estrangeiros. O Céu de Mapiá tem sido visitado por jornalistas, antropólogos, religiosos, buscadores espirituais, médicos e terapeutas de diversos países, interessados tanto na experiência comunitária inédita quanto na Doutrina do Santo Daime. A conseqüência deste movimento e o interesse pela criação de novos pontos e Centros no exterior. O CEFLURIS acompanha a organização de pequenos núcleos de adeptos em Espanha, Bélgica e Holanda, além de contar com inúmeros amigos e admiradores da Doutrina residindo nos principais países europeus. É importante frisar que, tal como nos anos 80, a expansão atual é feita segundo as mesmas normas e princípios dos fundadores da Doutrina, de tal maneira que podemos assistir, hoje, a grupos estrangeiros que cantam os hinários em português, seguindo as mesmas normas que orientam o trabalho em qualquer dos nossos Centros e Igrejas situados no Brasil. Adiante, veremos mais alguns detalhes e esclarecimentos quanto ao modo de apresentação da Doutrina em outros países.

O conhecimento da realidade atual do CEFLURIS contribui para compreender melhor parte dos ataques e acusações que tem sido veiculados pela imprensa. A expansão urbana da Doutrina do Santo Daime acaba por alcançar pessoas, famílias e grupos cujas vidas nas cidades passaram por complexos processos de desequilíbrio motivando tanto atitudes salvacionista extremadas como decepções em função de expectativas frustradas. A Doutrina do Santo Daime, por sua própria formulação original, recusa qualquer forma de proselitismo e é uma preocupação constante do CEFLURIS evitar que novos adeptos projetem expectativas e desejos que não atendem às nossas formulações doutrinárias, cujas base são a caridade cristã, o amor ao próximo e a integração e respeito á natureza.


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